Para o autor Douglas Atkin, em seu livro “O culto às marcas: quando os clientes se tornam verdadeiros adeptos” (2007), trás a importância de uma marca apropriar-se de um significado da cultura dos consumidores e trazer para o benefício da marca. A Vivo faz isso muito bem, ela proporcionou a todos os brasileiros, através da TV e constantemente na internet, a possibilidade de assistir o último gol do Pelé, bem como deu vida a música “Eduardo e Mônica” da legendária Legião Urbana.
Confira os vídeos, abaixo, e perceba a inserção da marca em diversos momentos, mas nada agressivo, tudo de uma forma muito bem feita. As verdadeiras propagandas que queremos assistir.
O último gol do pelé
Clipe de Eduardo e Mônica by Vivo
Programa Web da Vivo: VIVO ON WEBSHOW - Chamada para final
O que pensa Douglas Atkin:
Os cultos e as marcas cultuadas precisam de significado. Para as marcas, ela pode ser a fonte do diferencial e uma oportunidade de cobrar um preço mais alto – sem depender da superioridade do produto, fator que sujeita a muitas vicissitudes. Você pode aproveitar os sistemas de significado da cultura ao seu redor e adaptá-las para a sua organização. Pode pegar carona com as crenças existentes em várias subculturas e apropriar-se delas e desses grupos. Ou pode dar voz às crenças sepultadas no inconsciente dos membros da sua comunidade.
Lição do dia:
O que fica de lição é que o consumidor quer sempre algo em troca, hoje não basta expor sua identidade visual em um outdoor, é preciso cativar o cliente fazer com que este crie esta conexão com a marca. O consumidor quer rir, chorar, prestar atenção, ser informado e beneficiar-se com tudo, então, trace suas futuras estratégias com o foco do consumidor, e não no consumidor.
As regras do jogo mudam, seus avós xingavam os clientes e abriam na hora estipulada, hoje em dia, para ganhar dinheiro é necessário muito mais, pois além da fórmula 247365 (24h – 7 dias por semana – 365 dias por ano) é necessário manter seu público interligado com o seu produto ou serviço, e para isso nada melhor do que deixar a sua marca sempre em contato com eles.
Parabéns, Vivo!
2 comentários:
Oi, João! Bem legal esse comentário! Apenas gostaria de dizer que a estratégia maravilhosa de marketing perde muito quando o atendimento básico não funciona, e nisso a VIVO PERDE DE GOLEADA DE OUTRAS OPERADORAS! Mentiras para vender contratos, péssimo serviço de pós-venda, teleatendimento que permite quedas na ligação três ou quatro vezes e horas até que se consiga falar com um operador. PÉSSIMO PARA A VIVO, pois acredito que as falhas de um lado neutralizam boa parte dos possíveis ganhos de outro. Abraços! Adriane Costa
Oi, Adriane. Cada usuário com suas particularidades, sou cliente da Vivo e nunca tive problemas com eles. Concordo, em gênero, número e grau com teus argumentos quanto a falta de entrega do serviço, pois nenhuma estratégia sobrevive a falta de compromisso, e principalmente, a um canal de relacionamento inoperante. Não tenho como afirmar se este é o problema da operadora, mas o teu registro é importante e nos revela um outro ponto de vista que deve ser considerado.
Obrigado pelo teu comentário!
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