Slogans engraçados: antibranding?

16 de fevereiro de 2012

O antibranding nada mais é do que a expressão de alguns consumidores, ativos ou não, sobre as marcas que eles consomem ou já consumiram. É uma maneira de externar suas percepções sobre a marca, e isso vem tomando cada vez mais as páginas das redes sociais, através de texto ou de imagens.

Há quem consiga ser criativo, brincam com os benefícios e com os concorrentes de uma marca e as colocam em uma saia justa. Uma grande brincadeira, mas que as marcas precisam monitorar. Digo, monitorar, e não proibir. A proibição é vista com maus olhos, a não ser claro que se trate de algo de gênero extremo, mas de toda a forma a proibição exibe e externa para milhares de pessoas o ocorrido.

O que vale para as pessoas aplica-se as marcas, as quais precisam saber rir de si próprias, bem como compreender as manifestações e determinar alguma estratégia para que a reputação da empresa não fique tão vulnerável. No entanto, quando uma marca fica exposta desta forma, como as imagens deste post, quer dizer que ela já entrou no campo do imaginário das pessoas, isso é relevante, pois é lembrada, tanto que seus consumidores continuam comprando os produtos e rindo deles.











Imagens extraídas deste site.
________________________________


Autor: João Rocha
Pós-graduando em Comunicação Estratégica e Branding
João Rocha, graduado em Relações Públicas e Jornalismo, atualmente presta consultoria para empresas de pequeno e grande porte, faz parte da Plano 1 - Consultoria Universitária. Ministra cursos de extensão com os temas: "Eu marco, tu marcas"; "Marketing na área da saúde" e "Construção de conceito de marcas".

2 comentários:

Pedro Klein disse...

Adorei João!
Vale lembrar que muitas marcas utilizam do Anti-Branding para ser mais lembrada, vide caso da Ruffles e o "saco cheio de ar"..

Abraço

Unknown disse...

Pedro, este teu exemplo é muito bom. Vale uma nova postagem, pois a estratégia de resposta (imediata) da Ruffles é fruto de um planejamento, o qual se baseia nos pontos "fracos" do produto. Mas, o melhor, com a linguagem que o público entende.

Baita observação.

Postar um comentário

Marque sua presença aqui.
Não há necessidade de cadastro.