Estratégias da Vonpar contadas no I Congresso de Mkt

23 de abril de 2012

No segundo dia de palestra, do I Congresso de Marketing da Feevale, sentei bem a frente da plateia, como de costume, para assistir a Ricardo Vontobel, Presidente do Conselho de Administração do Grupo VONPAR e VONPAR S.A.

Ricardo começou falando sobre o posicionamento da Coca-Cola, sobre a aceitação do mercado brasileiro nas décadas de 40 e 50 até a venda de conceitos da marca dos anos atuais, mas pelas perguntas do público percebi que o interesse geral era sobre a administração da Vonpar Alimentos e a gestão das marcas gaúchas Mu-Mu e Neugebauer.

Coisas bacanas que ouvi:
A marca Mu-Mu, além de virar chocolate (já esteve nas prateleiras desta páscoa, muito bom, aliás) receberá no seu formato doce de leite um pote nada convencional, mas altamente estratégico e multissensorial, a embalagem será uma vaca sentada, com uma tampa na cabeça. Isso é sensacional, principalmente para mim, que tenho apreço pelo Branding Multissensorial.

A Vonpar busca na Suíça o melhor chocolate, nos Estados Unidos a melhor embalagem e na Itália o melhor maquinário para entrar com tudo na área de chocolates. A fábrica já está sendo montada, ou seja, tudo leva a crer que as marcas Mu-Mu e Neugebauer vão amadurecer a um ponto nacional.

A Coca-Cola do Brasil terá uma água nacional, ou seja, a Charrua provavelmente perderá seu endosso, a qual carrega há tanto tempo. A ideia é ter uma marca nacional, aproveitando o espaço, credibilidade de marca e força de logística da Coca.
O que mais gostei em todas as palestras é que há um alinhamento de discurso entre os palestrantes, os quais todos citavam a administração e gestão de marcas como a circulação sanguínea das empresas, a marca como o bem mais importante, ou seja, apostei certo e espero que a área de Branding cresça cada vez mais!

________________________________
Autor: João Rocha
Pós-graduando em Comunicação Estratégica e Branding

João Rocha, graduado em Relações Públicas e Jornalismo, atualmente presta consultoria para empresas de pequeno e grande porte, faz parte da Plano 1 - Consultoria Universitária. Ministra cursos de extensão com os temas: "Eu marco, tu marcas"; "Marketing na área da saúde" e "Construção de conceito de marcas".

0 comentários:

Postar um comentário

Marque sua presença aqui.
Não há necessidade de cadastro.