Eu não sabia que existia ralador Tramontina |
Qualidade se conquista, não é uma pedra preciosa ao alcance de poucos, a receita não é simples, mas com a contratação de mão de obra especializada, investimento em tecnologia e presença de mídia e relacionamento eficaz com todos os tipos de clientes, já seria boa parte do caminho andado. Por outro lado, a personalização é complexa, envolve uma estrutura eficaz e um sistema grandioso e rápido. É algo além do arroz com feijão.
A empresa que se esforçar consegue know-how, claro que em menores proporções comparada a uma empresa com 100 anos de experiência. Não é impossível concorrer com a qualidade dos produtos da Tramontina, o mais difícil, com certeza, é disputar no corpo acorpo com a marca de Carlos Barbosa, que fica mais forte a cada nova categoria e estratégia que propõe ao mercado.
A marca ainda não investiu fortemente em personalização, são ações pontuais, como é possível ver na categoria profissional.
Mas o fenômeno que considero mais importante é quando o pequeno muda o gigante, pois há 20 anos a Comlines (loja de Novo Hamburgo) personaliza alguns produtos com o endosso de empresas que precisam de brindes para seus públicos. Além disso, a loja virou referência para todas as lojas exclusivas da Tramontina, sendo copiada pela concorrência e estudada pela própria marca.
Isso nada mais é do que pesquisa, muitas vezes o distribuidor compreende melhor a marca do que os próprios profissionais de Marketing, pois faltou estudar a essência da marca, algo que o Sr. Valcir, administrador da Comlines, respira todo dia, e, faz um trabalho muito bonito. A Comlines personaliza a marca para os clientes, esta foi a minha percepção.
Tive a oportunidade de ir até a loja e conferir o trabalho da Comlines. Fiquei surpreso como a loja trabalha a questão do design em todo o estabelecimento, pois é completamente harmônico com o discurso da marca, a qual investe também no design arrojado de seus produtos premium. Outra ação interessante é que a Comlines tem um Espaço Gourmet, uma ótima estratégia de Branding Experience, onde os clientes podem degustar alguns alimentos usando Tramontina.
Um dos exemplos de personalização da Comlines |
Do caixa aos detalhes internos, tudo com um design bacana |
Fiquei pasmo quando vi este motorizado Tramontina |
Objetivo: apresentar o produto de cor fria de uma forma esteticamente agradável |
Loja grande e com atendimento simples para atender a todas as classes |
Autor: João Rocha
Pós-graduando em Comunicação Estratégica e Branding
E-mail: joao.nh@gmail.com
João Rocha, graduado em Relações Públicas e Jornalismo, atualmente presta consultoria para empresas de pequeno e grande porte, faz parte da Plano 1 - Consultoria Universitária. Ministra cursos de extensão com os temas: "Eu marco, tu marcas"; "Marketing na área da saúde" e "Construção de conceito de marcas".
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