Tramontina: a centenária personalizada

27 de junho de 2012
Explicar quem é a Tramontina chega ser redundante, é possível que anos atrás ainda houvesse alguém que não a conhecesse, ou ainda, lembrasse-se de imediato de uma única segmentação de produto: utilidades para cozinha. Nos últimos anos a marca estendeu-se horizontalmente, possui no seu portfólio centenas de categorias de produtos que primam por um único arquétipo: ser a melhor em qualidade. Mas, timidamente, a marca se abre, também, para a personalização.


Eu não sabia que existia ralador Tramontina

Qualidade se conquista, não é uma pedra preciosa ao alcance de poucos, a receita não é simples, mas com a contratação de mão de obra especializada, investimento em tecnologia e presença de mídia e relacionamento eficaz com todos os tipos de clientes, já seria boa parte do caminho andado. Por outro lado, a personalização é complexa, envolve uma estrutura eficaz e um sistema grandioso e rápido. É algo além do arroz com feijão.

A empresa que se esforçar consegue know-how, claro que em menores proporções comparada a uma empresa com 100 anos de experiência. Não é impossível concorrer com a qualidade dos produtos da Tramontina, o mais difícil, com certeza, é disputar no corpo acorpo com a marca de Carlos Barbosa, que fica mais forte a cada nova categoria e estratégia que propõe ao mercado.

A marca ainda não investiu fortemente em personalização, são ações pontuais, como é possível ver na categoria profissional.



Mas o fenômeno que considero mais importante é quando o pequeno muda o gigante, pois há 20 anos a Comlines (loja de Novo Hamburgo) personaliza alguns  produtos com o endosso de empresas que precisam de brindes para seus públicos. Além disso, a loja virou referência para todas as lojas exclusivas da Tramontina, sendo copiada pela concorrência e estudada pela própria marca.

Isso nada mais é do que pesquisa, muitas vezes o distribuidor compreende melhor a marca do que os próprios profissionais de Marketing, pois faltou estudar a essência da marca, algo que o Sr. Valcir, administrador da Comlines, respira todo dia, e, faz um trabalho muito bonito. A Comlines personaliza a marca para os clientes, esta foi a minha percepção.

Tive a oportunidade de ir até a loja e conferir o trabalho da Comlines. Fiquei surpreso como a loja trabalha a questão do design em todo o estabelecimento, pois é completamente harmônico com o discurso da marca, a qual investe também no design arrojado de seus produtos premium. Outra ação interessante é que a Comlines tem um Espaço Gourmet, uma ótima estratégia de Branding Experience, onde os clientes podem degustar alguns alimentos usando Tramontina.


Um dos exemplos de personalização da Comlines
Do caixa aos detalhes internos, tudo com um design bacana

Fiquei pasmo quando vi este motorizado Tramontina

Objetivo: apresentar o produto de cor fria de uma forma esteticamente agradável

Loja grande e com atendimento simples para atender a todas as classes

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Autor: João Rocha

Pós-graduando em Comunicação Estratégica e Branding
E-mail: joao.nh@gmail.com
João Rocha, graduado em Relações Públicas e Jornalismo, atualmente presta consultoria para empresas de pequeno e grande porte, faz parte da Plano 1 - Consultoria Universitária. Ministra cursos de extensão com os temas: "Eu marco, tu marcas"; "Marketing na área da saúde" e "Construção de conceito de marcas".

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