Melhores momentos do Festival Mundial de Publicidade de Gramado 2015

20 de junho de 2015
Seria extremo egoísmo participar de um evento tão interessante e não passar um pouquinho dos melhores momentos do 20º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. Por isso, resolvi compartilhar alguns dos principais apontamentos que fiz no meu caderno de insights e incorporar alguns dos melhores cases que lá tive a oportunidade de ver.

Uma das frases mais marcantes e sinceras do Festival foi do publicitário Rafael Urenha, DPZ&T, o qual abre a sua palestra dizendo mais ou menos assim “Com tantas transformações estamos todos em pânico, mas o bom do pânico é a oportunidade que ele trás”. Após, no seguimento das palestras estas oportunidades foram reveladas pouco a pouco.


A palavra que mais anotei em meu caderno foi “relevância”. O diretor de web e mídias sociais da Vivo, João Bell, desfragmentou a relevância web em três vertentes: entreter, educar/ajudar e ser útil. Tratou sobre brand content, aonde relatou cases de “Eduardo e Mônica” e “Metamorfose Ambulante”, também comentou sobre o lançamento do novo Brand Content, que viria a ser lançado um dia após sua palestra, abaixo:



A segunda palavra que mais anotei foi “essência”. O diretor de Comunicação e Marca da Azul Linhas Aéreas, Gianfranco Beting, trouxe o case de sua companhia, aonde foi o primeiro funcionário da companhia. Dentro da sua exposição, demonstrou a importância em se importar com as pessoas e é pensando nelas e em pequenos detalhes que automaticamente se “vende” a essência de marca.

Um dos palestrantes que mais ocupou meu caderno com suas frases foi Fábio Bernardi, Morya, a principal foi parafraseando Aristóteles: “O juízo de valor das pessoas muda conforme a emoção que elas sentem”. Esta frase resume o branding. Ao tratar sobre o tema crise e riscos, Fábio deu a entender que a criatividade só existe por causa da crise e dos riscos, ou seja, não será problema para quem sabe aproveitar uma situação adversa para solucioná-la de maneira criativa.


Alguns cases apresentados pelo palestrante Rafael Guida, Ogilvy One:





A palestrante Flávia Moraes, Grupo RBS, fez a palestra mais cheia de sensações, colocou o brand sense e me fez prestar atenção em cada detalhe, assim não anotei nada, apenas um site, mas não é qualquer site, trata-se de um estudo que aborda as mudanças na comunicação neste mundo de transformação instantânea, entre no site, inspire-se e tire suas próprias conclusões:

Houveram tantas outras palestras, das mais importantes ministradas por Leonardo Tristão (Facebook) e José Melchert (Google), estes ponderaram que foco de todas as estratégias estão voltadas para o mobile, havendo a possibilidade de em outubro o número de buscas pelo mobile ultrapassar o desktop.



A revolução acontece a todo segundo, assistir ao Festival inteiro foi um presente e revolucionou meu modo de pensar, espero poder com esta publicação singela ter divido um pouco do que consegui absorver.

Sobre o autor:


João Rocha é um apaixonado por entender o comportamento e as relações humanas. Trabalha para tornar a vida das pessoas mais agradável. Busca na comunicação e pesquisa a sua forma de ajudar empresas a entenderem o comportamento de seus stakeholders.

Relata neste blog seus conhecimentos adquiridos em palestras e cursos para ajudar outras pessoas a melhorarem seus processos de trabalho. 

#falecomjoao: joao.nh@gmail.com

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