O dinheiro não engaja o colaborador da sua empresa

10 de julho de 2015


O momento é delicado, isso ninguém tem dúvida. A crise bate a porta e as empresas enxugam seus orçamentos aonde podem. A preocupação invariavelmente se volta para as finanças e como os colaboradores irão se comportar com possíveis cortes orçamentáriosMas acredite, o salário é um dos fatores de média importância para o funcionário da sua empresa.

Veja os 5 fatores de engajamento que descobri através de um treinamento que tive no dia de hoje:


Todos buscam ter um propósito na vida e no trabalho

Indo diretamente ao ponto, o fator que mais conta para engajar o seu funcionário é o "propósito", as pessoas querem ser envolvidas em um história, fazer parte de algo importante. É necessário achar soluções contínuas para demonstrar o quão importante é o trabalho do seu colaborador e de que forma ele está ajudando no propósito da sua organização.


Se você não diz, seu colaborador nunca saberá

Ao demonstrar a importância do trabalho do colaborador chegamos ao segundo ponto: "excelência". Todos queremos ser bons em algo, ter o trabalho reconhecido como relevante e capacitar o colaborador para que ele melhore seu desempenho é um grande passo para alguém que se dedica mais da metade da vida ao seu emprego.

Sem confiança o colaborador não tem engajamento

O terceiro ponto é a "autonomia". O seu colaborador precisa ter o poder de decidir determinados caminhos a serem tomados no trabalho que desenvolve. Muitas vezes o gestor centralizador tira a autonomia do colaborador, e este acaba ficando de mãos atadas em todas as ocasiões. 


Selecione certo para o bem de todos, inclusive do seu bolso

Os demais pontos que compõem o pentágono do engajamento é a "vocação" e o "compromisso", ou seja, se você evidenciou que algum colaborador não se adequou para o cargo, tenha a certeza, a culpa é do seu recrutamento, é necessário ter total controle de quem você contrata, funcionário com vocação se engaja muito mais rápido!


Comprometa seguindo os últimos 4 passos

O colaborador que entende o propósito da empresa, tem o seu trabalho reconhecido, possui autonomia para tomar as decisões e está alocado no cargo certo terá total compromisso com a sua organização, inclusive em momentos de crise, saberá compreender o momento e passará por essa de mãos dadas com a empresa.

Boa crise para todos, aproveitem as oportunidades de melhorias.


Sobre o autor:

João Rocha é um apaixonado por entender o comportamento e as relações humanas. Trabalha para tornar a vida das pessoas mais agradável. Busca na comunicação e pesquisa a sua forma de ajudar empresas a entenderem o comportamento de seus stakeholders.

Relata neste blog seus conhecimentos adquiridos em palestras e cursos para ajudar outras pessoas a melhorarem seus processos de trabalho. 

#falecomjoao: joao.nh@gmail.com


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