Com certeza, este seria um bom título para um livro para as áreas de Comunicação e Marketing, principalmente pelo paralelo entre o Branding e o campo das Ciências Humanas, mais especificamente a psiquiatria. O diretor John Huston, em 1962, apresentou ao mundo a sua compilação sobre as primeiras teorias de Sigmund Freud sobre a psicanálise, no filme “Freud Além da Alma”, uma obra de duas horas e vinte minutos, em preto e branco, mas que possui um enredo envolvente e nos transporta para a cabeça dos problemas psíquicos dos pacientes de Freud. Certo, mas o que isso tem a ver com Branding? É isso que descobriremos ou tentaremos entender a partir de agora.
Era uma sexta-feira de noite, todos os alunos do MBA em Comunicação Estratégica e Branding cansados do exaustivo dia de trabalho que passara, mas contentes que teriam aula com o professor Dado Schneider, eis que este propõe uma sessão de cinema à turma, comprou até pipoca para agradar a plateia, todos estavam cabisbaixo, pois já haviam assistido ao filme nos primórdios de suas graduações. Mas, a surpresa foi geral, não houve nem intervalo, todos queriam terminar o filme antes de recolherem-se as suas vans e transportes. Não deu outra, houve pessoas que chegaram atrasadas nas vans, mas não perderam um só minuto daquele que seria um filme chato.
No outro dia, o professor Dado, defensor da teoria do “ir até lá”, nos explicou que entender o comportamento do consumidor é a base para se traçar qualquer estratégia mercadológica, sendo que a compreensão das neuroses, que as pessoas carregam durante a vida, trata-se do suprassumo das ferramentas de Branding, auxiliando as marcas a se engajar aos seus consumidores, tendo a possibilidade de estabelecer um relacionamento duradouro.
Entre análises de pirâmides e esquemas superficiais nos esquecemos de focar mais objetivamente no nosso objeto de estudo, o público pretendido. Nesta nossa área, onde os resultados são intangíveis, torna-se necessário cada vez mais investir nestas releituras, a compreensão das teorias de Freud nos facilita o entendimento de Maslow, BAV’s etc. e não ao contrário. Desta forma, torna-se cada vez mais viável o convite do professor Dado, o qual nos instiga corretamente “ir até lá”, nem que seja além da alma.
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Autor: João Rocha
Pós-graduando em Comunicação Estratégica e Branding
E-mail: joao.nh@gmail.com
João Rocha, graduado em Relações Públicas e Jornalismo, atualmente presta consultoria para empresas de pequeno e grande porte, faz parte da Plano 1 - Consultoria Universitária. Ministra cursos de extensão com os temas: "Eu marco, tu marcas"; "Marketing na área da saúde" e "Construção de conceito de marcas".
Branding Além da Alma
26 de agosto de 2011Por: Unknown | En: Alma, Branding, Dado Schneider, Freud, Público |
4 comentários:
Muito bom texto, João! Uma síntese de vários bons momentos de nosso pós em Branding.
eu estive lá!!! Parabéns João, abs
Olá, povo. Agradeço a presença e comentários. Grande Gerson "Choriço" Klein, heheh.
Muito bom, João! Em poucas palavras consegues transmetir o sentido do que comunicas e faz instigar no leitor a curiosidade de saber mais sobre os assuntos que aborda. Parabéns! Lili
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