Branding Além da Alma

26 de agosto de 2011
Com certeza, este seria um bom título para um livro para as áreas de Comunicação e Marketing, principalmente pelo paralelo entre o Branding e o campo das Ciências Humanas, mais especificamente a psiquiatria. O diretor John Huston, em 1962, apresentou ao mundo a sua compilação sobre as primeiras teorias de Sigmund Freud sobre a psicanálise, no filme “Freud Além da Alma”, uma obra de duas horas e vinte minutos, em preto e branco, mas que possui um enredo envolvente e nos transporta para a cabeça dos problemas psíquicos dos pacientes de Freud. Certo, mas o que isso tem a ver com Branding? É isso que descobriremos ou tentaremos entender a partir de agora.

Era uma sexta-feira de noite, todos os alunos do MBA em Comunicação Estratégica e Branding cansados do exaustivo dia de trabalho que passara, mas contentes que teriam aula com o professor Dado Schneider, eis que este propõe uma sessão de cinema à turma, comprou até pipoca para agradar a plateia, todos estavam cabisbaixo, pois já haviam assistido ao filme nos primórdios de suas graduações. Mas, a surpresa foi geral, não houve nem intervalo, todos queriam terminar o filme antes de recolherem-se as suas vans e transportes. Não deu outra, houve pessoas que chegaram atrasadas nas vans, mas não perderam um só minuto daquele que seria um filme chato.

No outro dia, o professor Dado, defensor da teoria do “ir até lá”, nos explicou que entender o comportamento do consumidor é a base para se traçar qualquer estratégia mercadológica, sendo que a compreensão das neuroses, que as pessoas carregam durante a vida, trata-se do suprassumo das ferramentas de Branding, auxiliando as marcas a se engajar aos seus consumidores, tendo a possibilidade de estabelecer um relacionamento duradouro.

Entre análises de pirâmides e esquemas superficiais nos esquecemos de focar mais objetivamente no nosso objeto de estudo, o público pretendido. Nesta nossa área, onde os resultados são intangíveis, torna-se necessário cada vez mais investir nestas releituras, a compreensão das teorias de Freud nos facilita o entendimento de Maslow, BAV’s etc. e não ao contrário. Desta forma, torna-se cada vez mais viável o convite do professor Dado, o qual nos instiga corretamente “ir até lá”, nem que seja além da alma.
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Autor: João Rocha
Pós-graduando em Comunicação Estratégica e Branding
E-mail: joao.nh@gmail.com

João Rocha, graduado em Relações Públicas e Jornalismo, atualmente presta consultoria para empresas de pequeno e grande porte, faz parte da Plano 1 - Consultoria Universitária. Ministra cursos de extensão com os temas: "Eu marco, tu marcas"; "Marketing na área da saúde" e "Construção de conceito de marcas".

4 comentários:

choriço disse...

Muito bom texto, João! Uma síntese de vários bons momentos de nosso pós em Branding.

Pedro Henrique Tetour de Almeida disse...

eu estive lá!!! Parabéns João, abs

Unknown disse...

Olá, povo. Agradeço a presença e comentários. Grande Gerson "Choriço" Klein, heheh.

Anônimo disse...

Muito bom, João! Em poucas palavras consegues transmetir o sentido do que comunicas e faz instigar no leitor a curiosidade de saber mais sobre os assuntos que aborda. Parabéns! Lili

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