O discurso consolidado da Polar, a cerveja paulista

8 de setembro de 2011
Os bairristas de plantão pressionem as teclas “Ctrl” + “F4”, pois os tópicos a seguir podem ferir o orgulho dos amantes da Cerveja Polar.



Uma das cervejas mais tradicionais do Rio Grande do Sul, Polar, é naturalmente gaúcha, nasceu na cidade de Estrela, em plena época de crise mundial, no ano de 1929. Porém, após 43 anos, em 72, foi vendida para a Cia Antarctica Paulista, esta futuramente faria uma fusão com a Brahma e assim surgiu a Ambev, uma grande marca corporativa que atualmente domina o mercado de bebidas no Brasil.

A Ambev possui uma extensão horizontal de marca muito interessante, aonde suas marcas não carregam o marca mãe junto as suas embalagens, divulgações e produtos. Parece-me um endosso oculto.

A aquisição da Polar explica o título deste texto, mas para os consumidores da marca em nada muda, pois a insistência de um discurso permanente e coeso faz com que o consumidor não perceba as movimentações de mercado. Isso não o interessa, pois sabe, em sua maioria não, que o comando do produto não é mais gaúcho, mas no mínimo permanece em espírito e alma.

Tamanho sucesso graças a um discurso unificado da marca, que quase se perdeu quando a tratavam como uma cerveja qualquer, com peças publicitárias pobres cobrindo a lateral dos telhados dos botecos de esquina.

Passados os anos a marca tornou-se clara e objetiva, buscou como arquétipos: atrevimento e rebeldia, tomando um posicionamento jovem, com características que propiciaram um engajamento com o público.

No mês de julho, deste ano, a Paim Comunicação iniciou uma nova fase da marca, uma das grandes sacadas foi à troca dos domínios antigos pelo www.polar.rs, bem como a busca por ações e patrocínios no meio digital, como novas formas de contato com o consumidor. Dentro deste novo posicionamento estão também as influências da agência Onze (full digital).

Confira algumas das peças gráficas da recente campanha “Gaúcho Sem Modéstia”:







Confira: patrocínio e geração de conteúdo no site O Bairrista.

Projeto de vídeos virais, os quais não considero que deram muito certo:

Vídeo que pretendia instigar a curiosidade do consumidor:



Vídeo de resposta ao vídeo anterior:



As tentativas são válidas, pois como diria um grande amigo meu: - "Não existe empresas especializadas em fazer virais". É difícil acertar uma grande sacada, algo que realmente envolva o público. Por isso, marketeiros, publicitários, gestores de marca e estrategistas, comecem a olhar o entorno dos consumidores da marca atendida, identifiquem algo latente o qual a marca possa se vincular e crie algo realmente explendido.

Já que estamos falando sobre cerveja, jamais poderia deixar de mencionar a arte da premiada DC Nazca Saatchi&Saatchi Ideas Company, a qual a marca Andes até hoje deve agradecer a Deus pela campanha. Confira:








Este vídeo é um exemplo que nem tudo precisa começar pelo online, a junção dos dois mundos podem gerar ótimos frutos. O que a Polar faz é envolvente, trás o consumidor até os seus domínios e o diverte, assim como ele se sente na mesa de bar. O reposicionamento de uma das cervejas mais antigas da Ambev é bem-vindo, aquece e incetiva o meio digital. Mas, ainda engatinhamos neste quesito.
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Autor: João Rocha
Pós-graduando em Comunicação Estratégica e Branding
E-mail: joao.nh@gmail.com

João Rocha, graduado em Relações Públicas e Jornalismo, atualmente presta consultoria para empresas de pequeno e grande porte, faz parte da Plano 1 - Consultoria Universitária. Ministra cursos de extensão com os temas: "Eu marco, tu marcas"; "Marketing na área da saúde" e "Construção de conceito de marcas".

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