Hope: anti-branding ou uma grande sacada?
6 de outubro de 2011Ainda há órgãos na sociedade que acreditam que os consumidores brasileiros não possuem crítica o suficiente para gostar ou detestar uma campanha publicitária. Nos últimos dias, a Hope virou pauta dos principais programas de rádio e televisão, os quais debatiam sobre o pensamento sexista, principalmente porque envolvia a modelo Gisele Bündchen.
Nesta última segunda-feira,03, a Rádio Gaúcha, uma das grandes emissoras de rádio do Rio Grande do Sul, dedicou uma hora de sua programação para debater o assunto. Caso você tenha paciência ou estiver pesquisando sobre o assunto, segue o áudio:
As opiniões sobre o conteúdo da campanha são divididas, existem mulheres que detestaram e outras que não estão nem aí. Tire suas próprias conclusões, segue, abaixo, o vídeo:
A Rádio Gaúcha realizou uma enquete simples, confira:
O comercial de roupa íntima, com Gisele Bündchen, é considerado machista. A Secretaria de Políticas para Mulheres quer suspender sua veiculação. Está certo ou é um exagero?
Certo - 19%
Exagero - 81%
Total de votos: 105
Eu tive a oportunidade de conversar com especialistas e com gestores de agências de publicidade, sendo que todos dividem o mesmo pensamento: acabou a brincadeira! Não se pode rir de um comercial de televisão, não se pode envolver os homens em uma campanha publicitária para mulheres. Eu confesso, nunca tinha ouvido falar na Hope antes.
A propaganda vai além do sexismo, ela brinda os jogos existentes em um relacionamento, proporciona uma atitude e um reposicionamento da marca, já que pelo que entendi nunca havia sido causadora de alardes anteriormente.
No fim das contas, acredito que a própria Hope é que saiu ganhando com tudo isso, pois o que era para se tornar um anti-branding transformou-se em um grande trabalho de assessoria de imprensa.
Não questiono o trabalho da Secretaria de Políticas para Mulheres, mas acredito que há outros problemas latentes em nossa sociedade, as quais merecem uma atenção especial, principalmente homens covardes que necessitam sair do ar urgentemente.
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Autor: João Rocha
Pós-graduando em Comunicação Estratégica e Branding
E-mail: joao.nh@gmail.com
João Rocha, graduado em Relações Públicas e Jornalismo, atualmente presta consultoria para empresas de pequeno e grande porte, faz parte da Plano 1 - Consultoria Universitária. Ministra cursos de extensão com os temas: "Eu marco, tu marcas"; "Marketing na área da saúde" e "Construção de conceito de marcas".
Por: Unknown | En: Antibranding, Branding, hope, pesquisa, polêmica |
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