Regionalizando as estratégias de marketing: a Tim atrás dos gaúchos

17 de novembro de 2011
Foi no metrô que encontrei uma campanha interessante da Tim, a qual renomeou um plano de telefonia móvel, passando de Infinity para Infinity Tri, fazendo uma alusão ao jargão gaúcho e o transformou em serviço, a marca já trabalhou um conceito parecido, mas menos apelativo o qual o plano era denominado Infinity Sul. A partir disto, comecei a buscar algumas informações sobre a inserção da operadora no Rio Grande do Sul, e trago aos leitores algumas das estratégias e objetivos da marca Tim.


Não é de hoje que a Tim regionaliza suas estratégias no Rio Grande do Sul, algo parecido com a antiga Claro do publicitário Dado Schneider, onde até as atendentes telefônicas eram da mesma região do cliente, mas aí algo bem mais intenso.

No entanto, a operadora morde seus espaços em diversos eventos, inclusive montou um piquete no acampamento farroupilha, neste ano de 2011, quando os gaúchos comemoravam em sua capital a Semana Farroupilha. Vale lembrar que a Tim também era patrocinadora master do evento.



A Tim adotou a jornalista Rodaika, uma celebridade gaudéria da juventude, mas que também sabe vender para o público acima de 40 anos, para apresentar seus planos sem limites.


                                                    

A operadora de celular também inseriu sua marca nos números das camisetas da dupla Gre-Nal, a exemplo de outros times brasileiros. Aproveitou o embalo para lançar chips da dupla, cartões e outras peças de marketing. A empresa possui contrato até 2013 com os dois times.

A empresa está disposta a investir 500 milhões de reais, até 2013, em ações de marketing e infra-estrutura apenas no Rio Grande do Sul. Segundo Luca Luciani  “É uma oferta única para um mercado único. Nunca fizemos nada parecido”, declarou o presidente da TIM Brasil. A ideia da marca, que é a segunda operadora do país, é tornar-se, também, a segunda operadora dos gaúchos, já que ocupa a terceira colocação no estado, ficando atrás da Vivo (1ª) e Claro (2ª).

A tempos que a Tim bate devagarinho em alguns pontos de associação de sua marca com o mercado gaúcho, um case interessante para bons artigos e monografias, fica a dica!

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Autor: João Rocha
Pós-graduando em Comunicação Estratégica e Branding
E-mail: joao.nh@gmail.com


João Rocha, graduado em Relações Públicas e Jornalismo, atualmente presta consultoria para empresas de pequeno e grande porte, faz parte da Plano 1 - Consultoria Universitária. Ministra cursos de extensão com os temas: "Eu marco, tu marcas"; "Marketing na área da saúde" e "Construção de conceito de marcas".

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