Fotos publicitárias populares: a esquizofrenia das marcas

11 de abril de 2012
Os bancos de imagens disponíveis na Internet são ferramentas fundamentais para alguns de nossos projetos em comunicação, principalmente para o público interno. Inclusive há alguns muito interessantes, os quais possuem centenas de fotos semiprofissionais para dowload free, um exemplo interessante é o SXC. No entanto,  há grandes projetos gráficos saindo do papel usando imagens iguais ou parecidas, causando uma verdadeira uniformidade de discurso entre milhares de marcas.

Bom, um exemplo prático desta minha afirmação, olhe para a imagem abaixo e reflita se não viu esta fotografia, recentemente, ilustrando alguma peça publicitária:

Basta googlear "Happy Family" e encontrará esta imagem
A crítica aqui não se aplica apenas aos anúncios com fotos iguais, mas, sim, a todos que ousam a colocar imagens de filhos empuleirados no pescoço de seus pais. Quanto a imagem acima já a vi em anúncios de residênciais, mercados, restaurante de beira de estrada (SC) e lojas de eletrodomésticos. Ou seja, a família mais conhecida do mundo.

Uma coisa é certa, pessoas bonitas sempre vendem, mas falta sensibilidade, pois cada vez mais há uma americanização das imagens publicitárias, aonde o consumidor não se identifica, indo de encontro com o propósito das marcas, as quais necessitam, nesta era do Marketing 3.0, encontrar identificação com o consumidor.

Quando juntamos mesmíce com falta de identidade teremos NADA, já não há mais impacto, falta aquilo que mais buscamos nas estratégias de comunicação: reação, se possível em cadeia.

Então pense, e muito bem, antes de usar estas imagens semelhantes. A tentação é forte, mas não dá mais!

Família feliz na cama

Família feliz no chão

Família feliz na grama

Família feliz

________________________________
Autor: João Rocha
Pós-graduando em Comunicação Estratégica e Branding
João Rocha, graduado em Relações Públicas e Jornalismo, atualmente presta consultoria para empresas de pequeno e grande porte, faz parte da Plano 1 - Consultoria Universitária. Ministra cursos de extensão com os temas: "Eu marco, tu marcas"; "Marketing na área da saúde" e "Construção de conceito de marcas".

0 comentários:

Postar um comentário

Marque sua presença aqui.
Não há necessidade de cadastro.