Peças publicitárias alusivas ao 20 de setembro - 2011

22 de setembro de 2011
Nesta semana, comemoramos a Revolução Farroupilha, mais precisamente no dia 20 de setembro, uma das datas mais importantes do calendário gaúcho, e, com certeza, as marcas não iriam deixar de participar e parabenizar seus consumidores tradicionalistas.

Como jornalista aprendi a ler e reler as entrelinhas das matérias, e agora como um Brand Maker, se assim nos permite a ortografia americana, comecei a prestar a atenção nos materiais publicitários, mas não na sua estética, mas, sim, no conceito e na estratégia por trás dos anúncios.


A cultura dos consumidores, se não for o primeiro aspecto a ser pesquisado, possivelmente é o segundo. É impossível fugir disto. Um dos grandes exemplos de insucesso foi à tentativa das Casas Bahia entrar no Rio Grande do Sul, lá em 2009. Diferente das Lojas Magazine Luiza, que em 2004, comprou as Lojas Arno e soube fazer a transição de uma forma tranquila e planejada.

Bom, tudo isso para explicar que com o povo gaúcho é preciso ter cuidado, melhor, com qualquer público, é necessário pesquisa-lo, envolve-lo e engajá-lo. Abaixo, você pode conferir um slide com os materiais publicitários publicados nos dias 19 e 20 de setembro nos jornais Correio do Povo, NH e Zero Hora.

Coloquei em cada peça um comentário, comente, discorde e concorde:



Acesse o álbum (acredito que seja necessário o cadastro no Google):

21 de setembro de 2011

_______________________

Autor: João Rocha
Pós-graduando em Comunicação Estratégica e Branding
E-mail: joao.nh@gmail.com

João Rocha, graduado em Relações Públicas e Jornalismo, atualmente presta consultoria para empresas de pequeno e grande porte, faz parte da Plano 1 - Consultoria Universitária. Ministra cursos de extensão com os temas: "Eu marco, tu marcas"; "Marketing na área da saúde" e "Construção de conceito de marcas".

0 comentários:

Postar um comentário

Marque sua presença aqui.
Não há necessidade de cadastro.