Círculo de engajamento das marcas - Caso Pedigree

16 de maio de 2012

Muitas vezes nos simpatizamos com algumas causas, principalmente se elas vão ao encontro dos nossos princípios. As marcas utilizam cada vez mais da cultura e de causas sociais para abraçar seu consumidor, querem ter algo incomum, pois marca vai além de um produto ou serviço.

Funciona como uma espécie de troca, nós defendemos isso que você gosta, consumidor, e, assim esperamos criar uma amizade, mas uma verdadeira amizade contigo, onde eu defenda teus ideais e você defenda minha marca.

Algumas marcas conseguem completar o círculo de engajamento. Circulo de engajamento? Sim, um proposta minha, não sei se já existe esta nomenclatura, mas gostaria de patenteá-la. Funciona mais ou menos assim: você possui uma marca com um determinado público, como qualquer outra, esta marca precisa estar interligada culturalmente com este público, ou seja, é necessária a descoberta ou resgate de alguma necessidade cultural, a qual tenha a necessidade de ser reafirmada.

A exemplificação, acima, em si, já seria um círculo de engajamento, mas falta a filosofia da marca. Encaixar-se em alguma cultura é uma das coisas fáceis na gestão de marcas, mas é necessário encontrar algo que tenha a ver com seu produto/serviço e que esteja em plena sintonia com que a filosofia da marca.

Um dos bons e velhos exemplos que gostamos de ver por aí é o belo trabalho de branding da Pedigree, a qual diferencia-se das demais como a marca de produtos para cachorro que foi além, ela incentiva a adoção e age, mostra amor na linguagem mais efetiva na internet, a emocional. Você pode conferir a campanha "Adotar é tudo de bom" que iniciou em 2007 a partir do vídeo:


Mais detalhes da campanha no site: http://www.pedigreeadotaretudodebom.com.br/

O próprio site da Pedigree fortalece o elo com o consumidor, o case é extremamente efetivo. Na página da marca há formas de saber se seu cão está em forma, e caso você ainda não tenha um cachorro pode descobrir a raça perfeita para viver no seu lar. O interessante das perguntas feitas é que há algumas que subsidiam o perfil do cliente, onde o questionário aborda questões financeiras, mas de uma forma bem sensível e imperceptível. 10!

A diferença da Pedigree para os produtos e valores cobrados pela Hercosul Alimentos, por exemplo, está justamente nesta diferenciação, em saber identificar uma necessidade cultural, neste caso adoção, propagar a ideia, ter uma boa plataforma web e engajar seus consumidores.
O conteúdo gerado pela Pedigree é limpo, viral e benéfico. É um case e tanto! Especula-se que a 4ª geração do marketing estará direcionada ao terceiro setor, a responsabilidade social e empresarial. Se isso for verdade a Pedigree está no mínimo há pelo menos cinco anos a frente.

Então, amigos atentem-se a tudo que ouvir, ler e sentir. Engaje os consumidores de seus clientes, criem ritos, histórias e abracem uma causa, abracem o cliente.

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Autor: João Rocha

Pós-graduando em Comunicação Estratégica e Branding
E-mail: joao.nh@gmail.com
João Rocha, graduado em Relações Públicas e Jornalismo, atualmente presta consultoria para empresas de pequeno e grande porte, faz parte da Plano 1 - Consultoria Universitária. Ministra cursos de extensão com os temas: "Eu marco, tu marcas"; "Marketing na área da saúde" e "Construção de conceito de marcas".

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