Gestão de marca de um time de futebol

20 de agosto de 2012


O futebol é maroto, alegre e feliz. Certo? Errado! O futebol visto por alguns times é guerra, o qual exige dos soldados estratégia, força, retranca e ataque ao mesmo tempo. O futebol possui vários prismas, cada um enxerga a sua maneira. Não pode ser diferente quando tratamos sobre gestão da marca de um time de futebol.

Cada time possui uma cultura, esta precisa ser vivenciada por aqueles que vestem o manto. Para exemplificar o que quero passar com este texto irei pegar o meu time como exemplo, o tricolor gaúcho, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Nos últimos 10 anos o Grêmio não brilhou, conquistou apenas o campeonato gaúcho e o Campeonato Brasileiro, pela série B. Mas, estes 10 anos não traduzem a grandeza do clube e sua história, o qual se consagra como uma das grandes forças do futebol brasileiro e mundial. E, para enraizar algumas características do que representa ser gremista, se eu fosse gestor da marca, apresentaria as 10 regras que os representantes do tricolor dos pampas deveria respeitar:

Regra  1 – Os jogadores do Grêmio nunca trocam camisa com os adversários;

Regra 2 – Os jogadores do Grêmio não retrucam a torcida;

Regra 3 – O camisa 9 do Grêmio necessita ter no mínimo 1,90 de altura;

Regra 4 – Os cortes de cabelo nunca devem ser motivados por ondas da moda;

Regra 5 – Uniforme do técnico é abrigo do time e não o terno;

Regra 6 – A fornecedora de materiais esportivos precisa ter um designer gremista trabalhando na criação dos uniformes, passando por um curso de 360h sobre cultura gremista;

Regra 7 - A camisa de número "7" não pode ser entregue a qualquer jogador em sua apresentação; 

Regra 8 - Licenciamento só se passar por um criterioso processo de qualidade e identidade de marca;

Regra 9 - Cotas de patrocínios em camisetas nunca teriam espaço acima do escudo do clube;

Regra 10 - Na hora do gol e após a partida não se tira a camisa, só no vestiário.

Algumas das regras permeiam o fanatismo e a pirraça, mas acredito que o clube deve ter uma identidade própria e apresentar isso em todas as suas inserções, respeitando a personalidade da marca.

________________________________
Autor: João Rocha

Pós-graduando em Comunicação Estratégica e Branding
E-mail: joao.nh@gmail.com
João Rocha, graduado em Relações Públicas e Jornalismo, atualmente presta consultoria para empresas de pequeno e grande porte, faz parte da Plano 1 - Consultoria Universitária. Ministra cursos de extensão com os temas: "Eu marco, tu marcas"; "Marketing na área da saúde" e "Construção de conceito de marcas".

0 comentários:

Postar um comentário

Marque sua presença aqui.
Não há necessidade de cadastro.