Fácil é julgar as empresas, principalmente no direcionamento de suas estratégias, muitas vezes se é injusto e prepotente. Mas, identificar um erro do Mc Donald’s possui um sabor diferente, há toda uma história por trás desta empresa, onde pouco se vê defeitos, há sim conspirações e mitos. Ela é consumida e admirada diariamente por muitos públicos: publicitários, marqueteiros, baladeiros, pedreiros, médicos, enfermeiros etc. e seus filhos.
Então, falar de Mc Donald’s é como falar de uma teoria de comunicação, é uma tradição imposta a vários países, pois ir ao Mc é, para alguns, o fator predominante para um dia feliz em família. Teria que dar certo em qualquer lugar do mundo, ora bolas. Mas, não é bem assim.
A globalização é tratada com uma teoria fechada, onde um serviço/produto é padronizado e vendido em grande escala para o mundo inteiro. Na prática é diferente, há nove anos o Mc Donald’s sentiu o gosto deste erro, foi expelido de um “organismo” que o tratava como intruso. Após cinco anos de operações na Bolívia, em 2002, o Mc Donald’s fechou suas portas por lá. Com base nessa realidade vivida pela multinacional foi criado o documentário Fast Food Off the Shelf, dirigido por Fernando Martinez.
A título de curiosidade, abaixo o mapa do mundo de onde não se tem Mc Donald’s:
Como se percebe há grandes fatias de países os quais não são atendidos, países pobres normalmente ou com pouca aceitabilidade quanto a cultura americana.
Voltando a falar de Bolívia. Pergunto-me, como pode um país tão pequeno ter uma cultura tão grande, a ponto de subtrair a grande rede de fast food do seu mapa? Bem, o que Fernando Martinez trás no seu documentário são fatores pontuais, os quais poderiam ter sido mais explorados antes do Mc Donald’s entrar na Bolívia.
Confira os sete fatores, dentre tantos, que fizeram a multinacional sair de solo boliviano:
1º Sociedade com cultura alimentar definida;
2º Valor do produto (mais barato) três vezes maior do que um almoço completo;
3º Preferência da população por sabores intensos, marcantes e fortes;
4º Conflito histórico, cultural e econômico (Bolívia X EUA);
5º País prima por escolha de produtos da terra;
6º Baixo poder aquisitivo da população;
7º Mentalidade voltada para questões funcionais e locais.
O argumento apresentado por um dos ex franquiados do Mc Donald’s é que houve uma decisão institucional de encerrar todas as operações em países considerados perigosos, após o atentado de 11 de setembro. No entanto, sabe-se que na Bolívia os negócios já estavam indo para esta decisão.
Quer saber mais sobre o assunto? Visite os links abaixo:
http://www.goteborgfilmfund.org/filmfestival/info/en/festivalprogram/programentry?filmId=172387
http://www.treehugger.com/green-food/documentary-explores-how-bolivias-fierce-local-food-culture-drove-mc-donalds-out-country.html?campaign=daily_nl
http://noticias.terra.com/america-latina/el-pais-en-el-que-las-empanadas-tumbaron-a-mcdonalds,749147ef20d53310VgnVCM20000099f154d0RCRD.html
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Autor: João Rocha
Pós-graduando em Comunicação Estratégica e Branding
João Rocha, graduado em Relações Públicas e Jornalismo, atualmente presta consultoria para empresas de pequeno e grande porte, faz parte da Plano 1 - Consultoria Universitária. Ministra cursos de extensão com os temas: "Eu marco, tu marcas"; "Marketing na área da saúde" e "Construção de conceito de marcas".
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